Favorites
 
Last viewed
09 Junho 2021

O regresso aos escritórios – Como lidar novamente com a rotina

Está na hora de se preparar, a partir do dia 14 de junho o teletrabalho deixa de ser obrigatório.

Há milhares de portugueses que regressam ao escritório e a todas as suas rotinas antes da pandemia da Covid-19, o que significa, em muitos casos, acordar mais cedo, andar de transportes públicos, partilhar objetos, fazer refeições em zonas comuns… Este conjunto de rotinas que ficaram no passado vão, dentro de uma semana, passar a fazer parte do presente de muitos portugueses. Tudo isto tem gerado desconforto e ansiedade. Saiba como lidar com o regresso ao escritório.

A pressão de lidar com os colegas

Estar novamente com os colegas pode ser um motivo de preocupação para quem regressa ao escritório, devido ao risco de contágio do novo coronavírus. Mas recorde-se que as empresas devem optar por horários de trabalho faseados, de forma a evitar a aglomeração de trabalhadores, e incluir regras de higiene e segurança adequadas. Por outro lado, o ritmo de vacinação contra a Covid-19 também é um fator que pode gerar confiança já que, até à data, 40,82% da população portuguesa já recebeu a primeira dose da vacina e 21,23% está completamente vacinada.

“Já não sei como é voltar ao escritório”

Identificar situações concretas que o levam a ter medo pode ser o primeiro passo para começar a gerir a ansiedade associada ao regresso ao escritório.

Se o medo estiver diretamente associado ao risco de contágio, é importante ter sempre consigo máscaras para trocar e desinfetantes. Também é de evitar situações que causem ansiedade e desconforto (como retirar a máscara). Por outro lado, é importante regressar à vida social, mas apenas na medida em que se sinta confortável.

Pensar nas vantagens

Focar nos aspetos positivos do regresso ao trabalho presencial pode ser uma boa forma de também reduzir a ansiedade.

Subscribe our newsletter
The Mercado App will help you find your home!
Access App
I prefer to access the website